Os Centros Públicos de Economia Solidária, conhecidos como Cesols, são espaços multifuncionais públicos, de caráter comunitário, que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo, baseado na economia solidária.
Os Cesols são instrumentos importantes para a consolidação de uma política pública transversal para a economia solidária na Bahia, convergindo diversas ações de formação, assistência técnica, divulgação, comercialização, crédito, expressão cultural e articulação social e política do movimento de economia solidária. Portanto, são centros de excelência e difusão da economia solidária que oferecem condições para o desenvolvimento territorial com ampla participação da sociedade civil.
Ação pioneira em todo o Brasil no âmbito das ações de governos estaduais, a criação dos Centros Públicos de Economia Solidária é um símbolo expressivo das iniciativas que vão desenhando uma política pública para a economia solidária, articulando formação, incubação, crédito e apoio direto a empreendimentos.
Enquanto espaços de apoio e prestação de serviços voltados às organizações solidárias, fomentando e dando suporte técnico aos empreendimentos e às iniciativas para a geração de trabalho e renda é uma das ações previstas no Programa Bahia Solidária, com apoio financeiro do Fundo de Combate a Pobreza (Funcep).
Os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol’s) são espaços multifuncionais que se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo. Na loja, você encontra diversos produtos de arte e decoração, roupas e acessórios, muitos produzidos de forma manual por pequenos empreendedores locais.
Edital – 001/2025
Edital – 002/2025